Não pense como a maioria, ou seja, basta dar comida, água e um pouco de atenção e você terá cumprido com o seu dever. Na realidade, seu cão precisa de um pouco mais que isso!! 

       Seu cão não esta na televisão ou no cinema, onde tudo funciona sempre de maneira perfeita ou mesmo engraçada. Na vida real, existe mais coisas necessárias e nem tudo e tão fácil.

       Não se deixe enganar pelas aparências ou ainda algumas impressões que podem levar você ao erro. Vamos analisar o comportamento em dois casos específicos. Você com certeza já viu ou ouviu falar em "cachorro de madame", certo? Trata-se daquele cão limpo, com ração da melhor qualidade, excelentes veterinários, conforto, carinho e atenção, ou seja, tudo perfeito, mas mesmo assim o cão tem uma aparência triste e sentindo-se apenas como mais uma peça desse mobiliário tão perfeito como a casa de seus donos. Na outra ponta, a realidade do cão vira lata que acompanha o mendigo dia e noite catando papel pelas ruas e avenidas das grandes cidades sem ter a menor idéia de quando comerá de novo, onde dormirá e ainda assim sua cauda esta sempre alta, balançado sempre e com aspecto feliz.

       Para entender o porquê dessas diferenças e colocar de forma organizada o pensamento, e necessário analisarmos o todo. Assim como os seres humanos, os cães também possuem suas preferências. O que é bom para um, não necessariamente será bom para o outro. Cada um possui suas características e preferências. A única coisa em comum, assim como nos humanos, e que todos queremos companhia. E evidente que não se trata apenas disso, mas companhia é fundamental.

       Aqui um pouco de dicas para que você possa conhecer seu cão um pouco melhor. Tente sempre colocar tudo na prática e lembrem-se quase todas essas ações devem ser DIÁRIAS.
 

CHEIROS - Para ter uma real noção de todo o ambiente em que está, o cão utiliza-se dessa sua ferramenta. Enquanto o ser humano tem cerca de 5 milhões de células olfativas, o cachorro possui 220 milhões de "receptores de cheiro" ("The Dog's Mind" de Bruce Fogle - pág. 35). Sua marca está "escrita" na sua urina, assim quando outro cão passar pelo mesmo trajeto saberá quem exatamente foi o cão anterior. Nesta "escrita" estão informações sobre a idade, o sexo e até o tamanho do cão anterior. Podemos concluir que o cheiro é o RG de cada animal. Lembre-se, não há necessidade de se sentir constrangido quando dois cães se encontram na rua e cada cão procura cheirar o bumbum do outro, trata-se apenas de um querer conhecer o outro, não leva a mal, não puxe seu cão, permita que ele ser um animal completo, afinal de contas, a glândula que produz esse cheiro esta localizada nessa área.
 

CAMINHADAS - Atividade extremamente importante não apenas para seu cão, mas como para o proprietário também. Essa ação é de grande importância para seu cão manter a forma, socialização e sua saúde global. Lembre-se: tenha sempre os acessórios recomendados para o tipo do seu cão como a guia, a coleira e nunca se esqueça do saquinho para coletar os eventuais cocos do seu cão. Esses passeios ou caminhadas devem ser diários e você notará como isso irá influenciar no comportamento do seu cão. Tenha sempre em mente que esses passeios podem também ser muito bom para você. Há sempre a possibilidade de se conhecer alguém, com interesses comuns. Você irá identificar os cães e seus respectivos donos na sua vizinhança. Cães que costumam passear diariamente não latem para qualquer coisa ou qualquer ruído diferente. Cães com hábitos saudáveis são cães habituados a viver em ambientes externos sem haver trauma.
 

COMIDA - Aqui todo cuidado é pouco, afinal de contas, a maioria dos cães irá comer toda a ração por você fornecida, bem com tudo aquilo que ele conseguir roubar. Nem sempre esses roubos são alimentos saudáveis, tais como: barbantes, pedaços de plástico ou ainda qualquer tipo de embalagem. Os cães sofrem bastante quando isso ocorre quase sempre esses tipos de roubos podem acarretar grandes cólicas, inchaço e rigidez estomacal. Visita ao veterinário e em casos mais delicados ate intervenções cirúrgicas se fazem necessário. Procure saber do seu veterinário qual a ração mais indicada para o seu cão. Siga suas instruções, não invente de dar alimentos humanos, a não ser que seja uma orientação do médico veterinário. Lembre-se: cão saudável tem fezes firmes e em quantidade razoável a seu porte. Alimentos humanos podem provocar cólicas e fezes moles, além de serem responsáveis por problemas estomacais.
 

DESCANSO - Quando ainda filhote, o cão costuma dormir algo em torno de 17 horas por dia. Um descanso é sempre recomendável após uma longa caminhada ou uma brincadeira mais longa. O sono de seu cão deve ser respeitado, ele possui um sistema diferente do seu e necessita desses descansos para poder recuperar suas energias. Nunca tente acordar seu cão, eles também sonham e podem se assustar quando interrompidos, assim como nós. A quantidade de sono vai variar de acordo com a raça do seu amigo peludo.
 

SUSTOS LEGAIS - Normalmente o cão adora correr atrás e espantar qualquer tipo de animal que esteja numa escala menor que a dele. Exemplo: pássaros, insetos e pequenos animais.
 

RECOMPENSA - Cães não sabem o que é certo e o que é errado, você precisa ajudá-lo nesse processo educacional e a melhor forma é a recompensa. Sempre que ele fizer algo correto, recompense-o, faça com que ele entenda a sua alegria, afinal de contas, o que ele mais quer é agradá-lo então mostre isso a ele. Carinho e afago sempre são bem vindos e seus cães não são diferentes
 

BUSCAR COISAS - Provavelmente essa é a brincadeira que a maioria dos cães adora. Literalmente tudo que você jogar, ele irá buscar e voltará para você. Cuidado com hábitos de jogar roupas no cesto, ele pode entender que isso é um convite a brincadeira. Normalmente os cães preferem brinquedos de pequeno porte e assim não terão problemas em colocar na boca e voltar com eles.
 

SER - Os cães adoram se sentir participantes de tudo ao seu redor querem sempre estar presentes em tudo que acontece na "sua" família. Cães amam quando percebem que há alguém responsável por ele ser cuidado, ser tratado, ser alimentado, ser acompanhado, ser o cachorro dos seus sonhos, ser o centro das atenções. Leve seu cão nas tarefas rotineiras da família tais como: comprar pão, ir ao jornaleiro, buscar filhos na escola, esporte ou cursos e tudo mais que envolve o cotidiano de sua família.
 

ESTAR - Seu cão será um animal feliz quando estiver num ambiente que ele confia e admira.

       Como fazer seu cão feliz? Tudo que ele quer é sentir-se parte do grupo, da sua família, mas também quer ser tratado como cão que é! Na cabeça do seu cão, sua família nada mais é do que uma matilha, afinal de contas trata-se de um grupo. O cão precisa reconhecer a hierarquia, ele quer saber quem é o dono e para isso não basta ser o maior, lembre-se para os cães o que vale é o cão mais justo, esse será o cão dominador, ele irá seguir essa analogia e definirá quem da sua "matilha" será o dominante, o dono. Lembre-se; quem escolhe o dono é o cão, ou seja, faça tudo que puder para mostrar a seu cão o quanto você é justo com todos. Família/"matilha" sem violência e vivendo em um ambiente justo, com certeza será uma família/matilha feliz.

       Faça um importante exercício, para tentar entender melhor o seu cão, tente pensar como ele. O gosto do seu cão é muito diferente do seu então respeite as diferenças, respeite suas necessidades, sua maneira de pensar, de comer e mesmo de agir. Seguindo essa dica, você poderá entender seu cão melhor e a convivência será bem melhor.

       Uma maneira bastante eficiente para um ótimo relacionamento entre cão/dono é o treinamento básico. Evidentemente que nesse processo a presença do dono é fundamental. Esse tipo de treinamento é baseado no respeito, carinho e recompensa, ou seja, não tem como dar errado. Tudo que seu cão quer é poder provar a você o quanto ele o admira e pode demonstrar que entende seu dono e o obedece. O resultado desse treinamento básico é um relacionamento muito mais forte, saudável e de confiança mútua.

       Lembre-se; seja justo com seu cão, ele saberá quando você por algum motivo real brigar com ele, seu cão não ficará chateado, ele entenderá. Nunca se esqueça de também elogiá-lo. Isso fará de você o dono que ele espera, aceita, respeita e ama como líder.

       Passeios, brincadeiras e exercícios devem fazer parte da rotina do animal. A rotina é outra coisa que para nós pode incomodar, mas para o seu cão significa a segurança que ele precisa. Uma rotina definida faz um cachorro feliz, e mudar a rotina é muitas vezes motivo de stress.

       AMOR - Palavra chave para um maravilhoso relacionamento com seu cão. Ele nos dá o amor na sua forma mais pura. Se você for um dono responsável, carinhoso, justo e que transmite confiança ao seu animal, terá como retorno a forma mais linda e incondicional de amor, o amor de um cão, onde basta amar para ser amado.


Autor: Equipe Universo do Cão

 
 




Telefones:  (11) 9 8323-2253 (TIM) Whats App (11) 9 6902-2607 (Vivo)

(15) 3249-2314

e-mail adell1703@hotmail.com

ou

contato@canildellpropuppies.com.br


  Site Map