SÃO PROCESSOS INFLAMATÓRIOS DOS CONDUTOS AURICULARES NOS CÃES E GATOS), PODENDO SER DE ORIGEM INFECCIOSA, PARASITÁRIA E MICÓTICA. PODEM TER ORIGEM TRAUMÁTICA TAMBÉM, PRECISANDO TER ACONTECIDO UM ACIDENTE, QUEDA, PANCADA.
 
AS OTITES PODEM SER EXTERNAS, INTERNAS OU MÉDIAS, DEPENDENDO DE QUE PORÇÃO DO OUVIDO ELAS AFETAM.
 
AS OTITES EXTERNAS SÃO AS QUE TÊM MAIOR INCIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA.
 
OS CONDUTOS AUDITIVOS, NOS CÃES E GATOS (E CAVALOS) SÃO LONGOS CANAIS, ESCUROS E ÚMIDOS, ONDE PODEM SE ALOJAR, CRESCER E PROLIFERAR INÚMERAS BACTÉRIAS, ECTOPARASITAS E FUNGOS.
ALÉM DO ANIMAL NÃO TER ACESSO AOS CONDUTOS (COMO OS HUMANOS), A HIGIENIZAÇÃO NÃO PODE SER EFETUADA POR ELES, NÃO DA MANEIRA NECESSÁRIA PARA A REMOÇÃO DE AGENTES INFECCIOSOS E PARASITÁRIOS.
 
TANTO OS CÃES DE ORELHAS ERGUIDAS COMO OS DE ORELHAS CAÍDAS SÃO PROPENSOS A OTITES, ASSIM COMO OS GATOS E OS CAVALOS. O CANAL AURICULAR, O CRESCIMENTO DE PÊLOS NA ABERTURA DOS CONDUTOS, A TEMPERATURA, UMIDADE E ESCURIDÃO, SÃO UM ALOJAMENTO PERFEITO PARA OS INÚMEROS AGENTES INFECTANTES.
 
AO BANHAR OS CÃES, DEVE-SE COLOCAR ALGODÃO NAS ENTRADAS DOS CANAIS AUDITIVOS, POIS O BANHO NÃO É IGUAL A NATAÇÃO EM RIO OU AÇUDE ONDE ELES SE POSICIONAM  DE MANEIRA A EVITAR A ENTRADA DE ÁGUA.
 
PARASITAS COMO CARRAPATOS E ÁCAROS ENCONTRAM ALI UM ESCONDERIJO PROTEGIDO.
 
AS BACTÉRIAS, OS FUNGOS, TODOS SE ALOJAM NAS SECREÇÕES AURICULARES, E ENCONTRAM UM ÓTIMO MEIO DE CULTURA, CAUSANDO INFECÇÕES.
 
É POIS FUNDAMENTAL A ATENÇÃO DO PROPRIETÁRIO NAS ATITUDES DO SEU ANIMAL : CHACOALHAR A CABEÇA EM DEMASIA, COÇAR O ORELHA OU AMBAS COM AS PATAS TRASEIRAS, ESFREGAR A CABEÇA NO CHÃO, LATERALMENTE, SÃO INDÍCIOS DE DESORDEM LOCALIZADA.
 
ATUALMENTE EXISTEM BONS PRODUTOS PARA HIGIENE PREVENTIVA (LIMPEZA).
 
QUANDO O PROCESSO ESTÁ INSTALADO, O USO DE MEDICAMENTOS TÓPICOS, SISTÊMICOS OU AMBOS FAZ-SE NECESSÁRIO. A REMOÇÃO DOS PÊLOS NA ENTRADA DOS CANAIS AURICULARES FACILITA A AERAÇÃO. E TUDO SEMPRE SOB A SUPERVISÃO DO VETERINÁRIO QUE ACOMPANHA O ANIMAL.
 
 
 
Dra. Angélica Úrsula Landau
CRMV-SP 02736
CRMV-j 09904 

 




Telefones:  (11) 9 8323-2253 (TIM) Whats App (11) 9 6902-2607 (Vivo)

(15) 3249-2314

e-mail adell1703@hotmail.com

ou

contato@canildellpropuppies.com.br


  Site Map